segunda-feira, 8 de julho de 2019

XIII Festa dos Burros/TratoBurro

 A Associação CM de Carpinteiro realizou, no dia 7 de julho, a XIII concentração de burros. Desde 2007 que esta Associação organiza a festa dedicada ao burro que, como se tem registado ao longo dos anos, o número de animais tem decrescido de uma forma acentuada, estando mesmo em vias de extinção, principalmente na nossa localidade e na região.
Recordamos que na I concentração, que decorreu no fim de semana de 28 e 29 de julho de 2007, o número de burros participantes ultrapassou as três dezenas. Atualmente, existem na localidade apenas 3 animais da raça asinina. Por este motivo, a participação nesta festa alargou-se à concentração de tratores (substitutos dos reis da festa), passando a denominar-se Concentração de “Tratoburro”.
O evento decorreu em ambiente de festa. O almoço foi servido no coberto junto à sede da Associação, acolhendo muitas dezenas de pessoas, entre as quais, os presidentes da Junta de Freguesia e da C. M. da Guarda, que puderam apreciar e deliciar-se com a carne de porco no espeto e o arroz com feijão. 
No desfile, pela rua principal, participaram os animais disponíveis e mais de uma dezena de tratores enfeitados, aludindo a temas diversos.
Também teve lugar neste dia, o relembrar da ceifa e da malha mecânica com a “malhadeira” recordando tempos idos e que são da lembrança das muitas dezenas de pessoas que assistiram.

A direção da ACMC agradece a todas as pessoas que de forma voluntária e gratuita ajudaram a preparar este evento.