sexta-feira, 5 de outubro de 2007

concentração de burros


A Associação

Foi no ano 2000, que um grupo de habitantes da nossa Terra quis dar início a um projecto que tinha sido idealizado em conversas tidas já em anos anteriores: a criação de uma Associação que pudesse contribuir para o desenvolvimento cultural e social de Carpinteiro. Foi feita a respectiva escritura, foram elaborados os estatutos e tudo o que era necessário para a sua legalização. Surgiu assim a Associação Cultural e de Melhoramentos de Carpinteiro.
Sempre com vontade de ir mais além, foi comprada uma propriedade, onde foi já explorada água e onde desejamos fazer um parque de lazer.
Construiu-se a sede da Associação, onde estamos a criar um museu etnográfico, recriando aí diversas oficinas, pois a nossa terra teve muitos artesãos, honrando desta forma os nossos antepassados.
Tem sido nosso propósito elegermos em primeiro lugar a cultura, por isso estamos a criar uma biblioteca e um espaço de informática, onde a nossa juventude possa dar largas à sua imaginação e os mais idosos possam conviver e usufruir também deste espaço cultural.
Apesar de algumas ajudas da Câmara, Junta de Freguesia, outras entidades e do nosso incansável esforço, necessitamos do contributo e apoio de todas as pessoas, para que o nosso projecto possa ir mais longe.

A Direcção


I Concentração de Burros em Carpinteiro - um êxito

Decorreu, no dia 29 de Julho de 2007, a I Concentração de Burros em Carpinteiro.
Era enorme a expectativa criada à volta deste evento, pois foi a primeira vez que a Associação Cultural e de Melhoramentos de Carpinteiro levou a cabo um acontecimento deste género.
Esta iniciativa reuniu centenas de pessoas, muitas delas vindas de fora da localidade, dando uma grande animação a esta aldeia do concelho da Guarda.
Segundo os responsáveis pela sua organização foi “um êxito”, partilhando da mesma opinião todos os participantes e pessoas que por ali passaram e assistiram a este acontecimento.
Durante a manhã assistiu-se à concentração de burros, cerca de 30, cujos donos eram na sua maioria da localidade. Também animaram a festa vários cavalos e uma “charrete”, ao dispor de todos os que quiseram passear pelas ruas da aldeia, fazendo as delícias de adultos e crianças.
Houve um almoço-convívio com todos os participantes, familiares e aberto a toda a comunidade.
Durante a tarde realizaram-se provas com os burros e respectivos donos: passagem de obstáculos, ”junguir” o burro à carroça, fazer manobras etc..

O momento que despertou maior interesse no público foi o desfile pelas ruas da aldeia. Houve um trabalho activo e de louvar, que envolveu todos os participantes e respectivas famílias na preparação e elaboração dos adereços que enfeitaram burros e carroças, representando cenas relacionadas com a vida agrícola, a carpintaria e outras actividades.
A tarde foi ainda animada pelo grupo de concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo e grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas.
No final do dia, foi servido um lanche para todas as pessoas, seguindo-se a entrega de prémios aos participantes.

De referir que foram criados vários pontos de referência no centro da aldeia, como a corte, a taberna, o quiosque e o café. Este último, foi recriado na loja que pertenceu ao Sr. Mateus, tendo como curiosidade que foi ali que antigamente funcionou uma taberna. É com este recriar de cenários na nossa terra que se recordam tradições e se transmitem aos mais novos, não as deixando cair no esquecimento.