quarta-feira, 9 de julho de 2008

II Concentração de burros e inauguração da Sede - 5 e 6 de Julho/08

II Concentração de burros/Inauguração da Sede e espaço cultural

Realizou-se no passado fim-de-semana, em Carpinteiro, a II Concentração de burros, evento organizado pela Associação Cultural e de Melhoramentos da localidade.
Paralelamente a esta actividade, decorreu também a inauguração da Sede da Associação e museu, na qual estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, o representante do Governo Civil e outras entidades.

A festa começou no sábado, dia 5 de Julho, com o 1º encontro de motas 50cm3, à qual se associou também uma concentração de automóveis antigos, que percorreram as principais ruas da pacata localidade do concelho da Guarda, quebrando alguma monotonia e rotina dos habitantes da terra.
No domingo, com a inauguração da Sede da Associação, museu e salão cultural, abriram-se as portas para um maior desenvolvimento de actividades culturais e divulgação através do museu etnográfico, com material e objectos recolhidos, relacionados com as artes e ofícios, legados pelos antepassados. Carpinteiro teve os mais variados artificies: sapateiros, carpinteiros, tecedeiras, alfaiates, marceneiros, costureiras, serradores, ferreiros, etc.
É baseado no passado das gentes desta terra que se pretende revitalizar e dar a conhecer aos mais jovens, toda a riqueza cultural que é necessário preservar.

Também neste dia, pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a II Concentração de burros, a qual obteve ainda maior sucesso que a do ano transacto, atraindo um grande número de pessoas.
Inscreveram-se trinta e dois jericos, alguns deles provenientes de freguesias limítrofes, participando, em conjunto com alguns amigos cavalos, num grandioso desfile pelas ruas da aldeia. Os burros ostentavam os mais variados adornos, muitos deles puxando as respectivas carroças decoradas a preceito, representando cenas da vida do campo e a sátira social.

II Concentração de burros - 5 e 6 de Julho/08






Inauguração da Sede da Associação/Museu/Salão Cultural