domingo, 3 de agosto de 2008

Encontro anual "solteiros/casados" - 2008






Encontro anual “Solteiros/Casados”- Carpinteiro/2008

No dia 20 de Julho realizou-se em Carpinteiro, o XXII convívio “solteiros/casados”, juntando cerca de oito dezenas de pessoas.
Este encontro decorre sempre no 3º domingo de Julho, desde há 22 anos, sendo organizado alternadamente, em cada ano, pelos solteiros ou casados.
O convívio começou no dia anterior com a celebração da Eucaristia. Na manhã do dia 20, realizou-se o tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados. Este ano, o jogo foi equilibrado, os mais velhos e “mais experientes” deram boa réplica, sendo o resultado final, um empate a duas bolas.
Seguiu-se o almoço, o qual foi servido, como acontece todos os anos, ao ar livre, à sombra dos frondosos carvalhos. Este ano, a ementa foi um delicioso arroz de polvo preparado pelo Sr. “Zé do Dólar” que com frequência tem habituado os participantes aos seus saborosos manjares.
Pela tarde fora, todos os presentes, pequenos e graúdos, desfrutaram do ar saudável e contacto com a natureza com brincadeiras e jogos tradicionais. Houve ainda lugar para um deleitoso lanche, ao som da música do acordeonista Vicente, que alegrou todos os presentes e proporcionou uma tarde agradavelmente bem passada.
Este ano a organização foi da responsabilidade dos solteiros. E até para o
ano!





quarta-feira, 9 de julho de 2008

II Concentração de burros e inauguração da Sede - 5 e 6 de Julho/08

II Concentração de burros/Inauguração da Sede e espaço cultural

Realizou-se no passado fim-de-semana, em Carpinteiro, a II Concentração de burros, evento organizado pela Associação Cultural e de Melhoramentos da localidade.
Paralelamente a esta actividade, decorreu também a inauguração da Sede da Associação e museu, na qual estiveram presentes, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, o representante do Governo Civil e outras entidades.

A festa começou no sábado, dia 5 de Julho, com o 1º encontro de motas 50cm3, à qual se associou também uma concentração de automóveis antigos, que percorreram as principais ruas da pacata localidade do concelho da Guarda, quebrando alguma monotonia e rotina dos habitantes da terra.
No domingo, com a inauguração da Sede da Associação, museu e salão cultural, abriram-se as portas para um maior desenvolvimento de actividades culturais e divulgação através do museu etnográfico, com material e objectos recolhidos, relacionados com as artes e ofícios, legados pelos antepassados. Carpinteiro teve os mais variados artificies: sapateiros, carpinteiros, tecedeiras, alfaiates, marceneiros, costureiras, serradores, ferreiros, etc.
É baseado no passado das gentes desta terra que se pretende revitalizar e dar a conhecer aos mais jovens, toda a riqueza cultural que é necessário preservar.

Também neste dia, pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a II Concentração de burros, a qual obteve ainda maior sucesso que a do ano transacto, atraindo um grande número de pessoas.
Inscreveram-se trinta e dois jericos, alguns deles provenientes de freguesias limítrofes, participando, em conjunto com alguns amigos cavalos, num grandioso desfile pelas ruas da aldeia. Os burros ostentavam os mais variados adornos, muitos deles puxando as respectivas carroças decoradas a preceito, representando cenas da vida do campo e a sátira social.

II Concentração de burros - 5 e 6 de Julho/08






Inauguração da Sede da Associação/Museu/Salão Cultural





terça-feira, 8 de julho de 2008

Jornal Fonte Nova- nº4


Saiu o 4º número do Jornal Fonte Nova. Se ainda o não adquiriu, poderá fazê-lo na Associação ou na Casa do Povo de Carpinteiro. Pode também fazer-se assinante do jornal, será mais fácil a sua distribuição. Participe e dê a sua opinião. Leia e divulgue!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

II Concentração de burros e inauguração da Sede, museu... 5 e 6 de Julho/08
















II concentração de burros e inauguração
da sede da Associação – 5 e 6 de Julho


Com o intuito de fortalecer as ligações entre as gerações, quer de anciãos, quer de jovens e crianças, a Associação Cultural e de Melhoramentos de Carpinteiro tem levado a cabo, há uns anos a esta parte, eventos que de alguma forma façam convergir valores, ideias e opiniões, preparando, deste modo, caminhos de sucesso às gerações vindouras.
Como anteriormente anunciámos, este ano, outras actividades passarão no palco no que diz respeito à II Concentração de Burros, em Carpinteiro. Outras ideias surgiram, para que em conjunto, todos possam participar e com certeza gostar daquilo que está preparado. Os dias 5 e 6 de Julho serão os dias escolhidos para a festa.
Este ano começaremos os festejos com um encontro de motas de cilindrada inferior a 50cm3, a levar a efeito no dia 5 do referido mês, tendo como ponto máximo o bailarico, típico das festividades rurais e a sangria que decerto não faltará nos tonéis.
No dia seguinte (6 de Julho), teremos outro tipo de animação, no qual os burros serão os reis da festa. Haverá exposição das respectivas carroças pela manhã, a qual será preenchida também com a inauguração da sede da Associação, do espaço museológico, bem como do salão cultural. A manhã será animada com o grupo de bombos do Porto da Carne que animará as ruas da aldeia, juntamente com o desfile de cavalos.
A festa não termina sem um almoço convívio, no qual participarão algumas entidades públicas do distrito. Outros motivos de interesse terão lugar mais tarde, como o desfile de burros e respectivos adereços; não esquecendo também o Grupo de Cantares de Maçaínhas que, como em anos anteriores, canta e encanta as nossas gentes.
Venha divertir-se connosco! Apareça, faça deste dia um dia diferente!
A Direcção da A.C.M.C.

terça-feira, 29 de abril de 2008

II Concentração de Burros





Sempre com o intuito de fomentar e fortalecer as ligações e relações entre as pessoas a Associação C. e de Melhoramentos de Carpinteiro realiza anualmente algumas actividades que proporcionam aos transeuntes, e outros simpatizantes do pequeno lugar, momentos diferentes caracterizados por um convívio altamente salutar.
Como não poderia deixar de ser, este ano outras actividades passarão no palco no que respeita aos dias 5 e 6 de Julho.
Já no ano passado foi levada a cabo a 1ª Concentração de gado asinino e o êxito que a mesma revelou não nos permitiu ficar de mãos nos bolsos e, uma segunda edição vem aí.
Os pormenores ainda estão em fase de análise mas, os grandes pontos da festa serão pautados da seguinte forma:

Sábado, dia 5 de Julho
· Passeio de motas clássicas de 50 cm3
· Lanche para participantes
· Baile pela noite dentro
· Festa da sangria

Domingo, dia 6 de Julho
· Exposição de carroças alegóricas
· Inauguração da sede de Associação e Museu (exposições)
· Almoço convívio com participantes e simpatizantes
· Mostra de gado equídeo e asinino

Haverá serviço de bar em diversos pontos da aldeia, bem como distintos motivos festivos que, com certeza gostará de apreciar e nos quais será do seu agrado participar.
Por quanto aqui ficou enumerado, não pode deixar de aparecer!
Faça desta data um dia diferente e, junte-se a nós.
Será sempre bem-vindo!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Jornal Fonte Nova - nº3


Saiu no passado dia 29 de Março, o 3º número do Jornal trimestral Fonte Nova, podendo ser adquirido na nossa Associação ou na Casa do Povo de Carpinteiro. Também poderá ser enviado através de correio para todo o País ou estrangeiro, bastando para isso entrar em contacto com os membros desta Associação, ou através do nosso e-mail
Podem também participar no nosso Jornal , enviando sugestões, opiniões ou qualquer assunto de interesse que possa ser publicado.
Bem-hajam e leiam o nosso Jornal!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Reunião da Associação

Desde que a associação sofreu, no passado dia 20 de Janeiro, alteração nos órgãos dirigentes reuniu ontém, Domingo, pelas 20 horas, pela terceira vez...

O presidente da assembleia, "agente Costa", nome pelo qual é conhecido, deu início à sessão, que tinha como decisão superior a marcação definitiva do dia da II edição da concentração de burros em Carpinteiro, para este ano de 2008.

Haverá baile, sangria, cerveja e festa para todos os que aparecerem...

Outra iniciativa decorre nos mesmos dias ( 5 e 6 de Julho de 2008) que é a inauguração da sede da Associação...

Fica já aqui a primeira nota publicitária daquela que foi um êxito no ano passado.

Contamos com o apoio e ajuda de todos, para que este ano ainda seja um ajuntamento mais bonito e acolhedor!! E claro, não esquecendo os nossos amigos asnos, pois serão os reis da festa!

Até lá iremos dando notícias; e vós, PEOPLE, não vos esqueçais de dar as vossas opiniões...

Fazei uns quantos comentários!

Até qualquer dia!
Aqui vos deixamos um cheirinho daquilo que foi o ano passado!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Plantação de árvores





Plantámos mais algumas árvores no terreno da Valdama.
Pouco a pouco, vamos melhorando aquele espaço, acreditando que é o início de um projecto que se concretizará num futuro próximo, onde poderemos passar momentos de convívio e diversão. Contamos com o apoio de todos, para que este sonho se torne uma realidade.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Carnaval




O Carnaval já passou há uma semana e hoje dispomos aqui algumas das fotos que mostram como foi o jantar, bem como imagens de anos anteriores.



Como o tempo ainda vai fresco, é tempo ainda de matanças aqui na aldeia; algumas das peças do porco são doadas para a arrematação, onde são adquiridas (por quem mais oferecer) para se confeccionar o jantar no dia de Carnaval.



Já há alguns anos que o Carnaval vem sendo comemorado por nós, jovens e menos jovens; a fatiota, essa, está sempre pronta para quem se queira mascarar e correr, como dizem os mais velhos, o Entrudo. Este ano foram poucos os entrudos que correram as ruas, mas lá vem o ditado "antes poucos e bons, que muitos e ruins"; pois foi, foram poucos mas chegou para colorir as ruas com um brilho significativo deste dia; com festas, com brincadeiras que outros dias seria impensável fazerem-se, pois como diz o adágio popular "no carnaval ninguém leva a mal".



O jantar de segunda-feira correu impecavelmente bem, as pessoas estavam muito satisfeitas, e apesar de não ter comparecido toda a gente (talvez a mensagem não lhes tenha chegado), como de resto seria o desejado, os que estiveram presentes foram contentes para casa, depois de uma noite de muitas "goladas" no gargalo da garrafa...



Até qualquer dia!!



Portem-se bem!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

fogueira de Natal
















A fogueira de Natal voltou a acender-se para continuar a tradição, pois as boas tradições deverão manter-se, para assim não caírem no esquecimento das pessoas.
Como é habitual, os rapazes solteiros, por vezes com a ajuda de um ou outro casado, transportam pesados cepos para o adro da igreja, para na noite do dia 24 acenderem uma enorme fogueira, a fim de aquecerem os pés do Menino, na gélida noite de Consoada.
Se recuarmos no tempo, muitos ainda se lembrarão dos trabalhos nocturnos, por vezes bastante pesados, carregando as carroças com enormes cepos e depois mais tarde utilizando já os tractores. Era um trabalho, por vezes árduo, mas por uma boa causa, onde se verificava um enorme espírito colectivo, havendo momentos de convívio, de boa camaradagem, não faltando situações caricatas e divertidas. Não nos podemos esquecer da noite de 24 para 25 de Dezembro, quando se passava essa noite deitados numas faixas de palha junto à fogueira, acompanhados de umas bebidas "quentes" para ultrapassar o frio cortante de Inverno. Também o sino só parava quando se conseguia "voltar". Nessa altura era mais resistente, pois neste ano mais uma vez voltou a soar a sineta partida, é já o segundo? Teremos de arranjar um mais duradouro ou tocar mais suavemente!
E...força rapaziada, vamos manter a tradição!

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

2º número do Jornal Fonte Nova

É com grande satisfação e um certo orgulho que lançamos o segundo número do jornal Fonte Nova, atendendo à boa receptividade que o primeiro teve. De facto, e apesar de algumas dificuldades sentidas (como a qualidade de impressão, pois esta para ser perfeita, implica um maior dispêndio monetário, não tendo a Associação, neste momento, condições para tal), é importante salientar as numerosas opiniões positivas, e o ânimo que nos foi transmitido para a sua continuidade. Cremos que no futuro, conseguiremos ultrapassar diversos obstáculos com que nos temos vindo a deparar e acreditamos que podemos melhorar a sua qualidade.
Gostaríamos também de agradecer a todos os colaboradores que nos ajudaram e em especial àqueles que têm enviado artigos para publicação, só assim é possível que este jornal continue a informar e a expandir as notícias da nossa freguesia. Tivemos conhecimento que a nossa publicação já chegou aos nossos emigrantes espalhados pela Europa.
Esperamos o vosso contributo na divulgação do jornal, na colaboração com artigos e opiniões, ou tudo o que possa contribuir para o tornar ainda melhor. E não se esqueça! Se ainda não é sócio desta Associação, inscreva-se!
Desejamos a todos Boas Festas e um Bom Ano de 2008.

Jornal Fonte Nova nº 2